Uma origem única: Charles Eames Lounge

Antes de começar, vamos primeiro descobrir um pouco sobre os designers. A Eames Lounge Chair foi projetada por Charles e Ray Eames após muitas tentativas diferentes de criar a cadeira perfeita. A dupla americana contribuiu muito para a moderna indústria moveleira, além de contribuir para o setor de arte e cinema. Quando Charles tinha apenas 14 anos, ele trabalhava como operário em uma empresa siderúrgica. Desde sua época na Laclede Steel Company, Charles aprendeu engenharia, desenho e arquitetura. Ele então freqüentou a universidade em uma bolsa de estudos de arquitetura na Universidade de Washington, e tem havido muitas tomadas diferentes por que ele “saiu” depois de dois anos. Bernice “Ray” Eames mudou-se para Nova York depois de se formar no Bennets Women’s College para estudar pintura expressionista abstrata. Ela se tornou uma das fundadoras do grupo American Abstract Artists em 1936. Uma de suas pinturas faz parte da coleção permanente do The Whitney Museum of American Art. O casal se encontrou enquanto Ray estava preparando desenhos e modelos para a competição de Design Orgânico em Mobiliário Doméstico e eles se casaram no ano seguinte.

Charles Eames faleceu devido a um ataque cardíaco em 21 de agosto de 1978, e Ray faleceu 10 anos depois e ambos estão enterrados ao lado um do outro no Cemitério do Calvário.
O Eames Lounge Chair passou por várias fases de produção, tudo para garantir que o produto fosse o melhor possível e foi finalmente lançado em 1956. A coisa incomum sobre este produto é seu preço, no entanto, isso se reflete na qualidade e habilidade. Charles e Ray Eames sempre criaram cadeiras econômicas de baixo custo para o público em geral, como a cadeira lateral DSR e a cadeira de balanço RAR. Mas o preço da cadeira Eames Lounge é muito maior, e isso é porque a dupla queria desenvolver um produto para atingir clientes de alta qualidade. A cadeira agora faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York. Alguns se referem ao Eames Lounge Chair como uma cadeira de poder reconhecível da era “Mad Men”.

A Eames Lounge Chair é composta por três conchas curvas de contra placado, sendo o encosto de cabeça, encosto e assento. A cadeira foi originalmente fabricada com verniz de jacarandá brasileiro, mas eles pararam de produzir isso nos anos 90. Houve alguns em leilão onde as versões de jacarandá brasileiras foram vendidas por mais de £ 7000

Desde a sua introdução, a cadeira está em produção contínua pela Herman Miller na América. Mais tarde, Vitra começou a produzir a cadeira para o mercado original, mas bem sabido que tem havido muitas réplicas do Poltrona Eames Reclinável com Puff,  é o preço acessível o que atrai a maioria dos clientes para comprá-los.

 

 

Compartilhe esta matéria: